Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Juazeiro do Norte

HISTÓRICO DO MUNICIPIO – JUAZEIRO DO NORTE - CE

 

foto_paghistoria1

 

 

 

 

Município: Juazeiro do Norte
Prefeito: José Arnon Cruz Bezerra de Menezes
Endereço da Prefeitura (tel., fax, endereço eletrônico): Praça Dirceu Figueiredo. CEP: 63010-010. Fone: (88) 3566-1044 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.52523991

 


Secretario (a) de Educação: Maria Loureto de Lima
Endereço da Secretaria de Educação (tel., fax, endereço eletrônico): Rua 15 de Novembro, Bairro São Miguel. CEP.: 63010-480. e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Telefone: 3511-5382/ 3511-5646

 


RESUMO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

Data da criação: 22/07/1911

Toponímia: proveniente da denominação do sitio, onde sob a fronde de três juazeiros acontecia feira livre

Gentílico: Juazeirense

 


DADOS GEOGRÁFICOS:

Área total: 248,558 km²
Distritos: Marrocos e Padre Cícero
Clima: Tropical quente – semi-árido e tropical quente semi-árido brando, com chuvas de Janeiro a Maio
Relevo: Chapada do Araripe de depressões sertanejas

 


Demografia:

População geral: 240.638 mil habitantes.

Economia:

Vocação econômica: Caju sequeiro; cana irrigada; laticínios; calçados; refrigerantes; tecidos; plásticos; bovinocultura; turismo, hotelaria; museus; conservação do patrimônio publico.

 

Cultura:

- Mestres da cultura 2004: Mestre Bigode, Maneiro Pau, Margarida Guerreira, Reisado do Mestre Miguel, Banda Cabaçal, Maria candido

- Mestres da cultura 2006: Mestre Graciano, Dona Tataia-Lapinha, Artesanato de palha e outros

- Equipamentos culturais: biblioteca, 4 museus, 1 teatro, e 2 anfiteatros

- Festa popular característica: Juaforró

- Destaque na produção literária: A Liga Nordestina com a produção de cordel

- Padroeira: Nossa Senhora das Dores - 15 de setembro

 

EDUCAÇÃO:

Numero de escolas publicas Municipais: 105

Zona Rural: 41

Zona Urbana: 64


Matricula: 37.049

- Educação Infantil: 5.378

- Ensino Fundamental: 31.044

- EJA: 3.000

- PBA: 1.142

 

PROGRAMAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO DESENVOLVIDOS NO MUNICÍPIO :

PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa
ESCOLA ATIVA
PBA
– Programa Brasil Alfabetizado
Programa Segundo Tempo
Programa  de Educação Inclusiva
: Educar na Diversidade

 

 

DADOS SOBRE JUAZEIRO DO NORTE

Daniel Walker
Jornalista e Historiador

  

Juazeiro em 1827 era um pequeno aglomerado urbano com poucas casinhas construídas ao lado da primeira capela erigida em honra de Nossa Senhora das Dores, Padroeira do lugar, segundo a concepção artística de Assunção Gonçalves mostrada abaixo:

A cidade de Juazeiro do Norte está localizada no extremo sul do Estado do Ceará, no chamado Vale do Cariri, distante cerca de 560 km de Fortaleza, pela BR 116. É a maior cidade do interior cearense, mas a área do Município é de apenas 249 km2.

 

LIMITES: Ao norte, com Caririaçu; ao sul, com Barbalha; a leste, com Missão Velha e a oeste, com Crato.



ALTITUDE: 377 m em relação ao nível do mar. O ponto mais elevado é a Serra do Horto.



CLIMA: Tropical quente semi-árido e semi-árido brando, com temperaturas entre 22-38 graus,média de 22-26.

 

 

 

POPULAÇÃO: Cerca de 250 mil habitantes, sendo que a maior parte se concentra na zona urbana. A população de Juazeiro do Norte é bastante heterogênea. Há praticamente pessoas de todos os Estados nordestinos, muitos dos quais romeiros, que para aqui vieram atraídos pela fama do Padre Cícero. A população nativa representa hoje menos da metade do total. Uma característica marcante é o fato de muita gente aqui ter o no-me de Cícero ou Cícera, em homenagem ao Padre Cícero, o fundador da cidade.

 


ETIMOLOGIA: O nome Juazeiro deve-se a uma conhecida árvore, muito comum no Nordeste, que resiste à seca mais inclemente, permanecendo sempre viçosa, chamada cientificamente Ziziphus juazeiro. A palavra é híbrida, tupi-portuguesa: juá ou iu-á (fruto de espinho) + o sufixo eiro.

 

 

 


FUNDAÇÃO: O povoado chamado Tabuleiro Grande, que deu origem à cidade Juazeiro do Norte, tem seu marco inicial em 15 de setembro de 1827, data do lançamento da pedra fundamental da Capela de Nossa Senhora das Dores, padroeira do lugar. Mas a cidade foi fundada pelo Padre Cícero depois da criação do município em 22 de julho de 1911.

 

 

 


O MILAGRE: Um fato extraordinário, acontecido pela primeira vez no dia 1º de março de 1889, transformou a rotina do lugarejo e a vida do Padre Cícero para sempre. Naquela data, ao participar de uma comunhão reparadora, oficiada pelo Padre Cícero, uma beata muito piedosa, chamada Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo, ao receber a hóstia con-sagrada não pôde degluti-la porque a mesma se transformou em sangue. O fato repetiu-se dezenas de vezes e o povo crédulo achou que se trata-va de um novo derramamento do sangue de Jesus, sendo, portanto, um milagre. Começaram, então, as romarias que não param de crescer.

 

 

 


COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Juazeiro do Norte é uma das maiores cidades do Nordeste. Foi a primeira cidade do interior cearense a ter um shopping center (Cariri Shopping), uma rádio FM (Rádio Transcariri) e também uma estação de televisão (TV Verde Vale Canal 13). O parque industrial é representado por indústrias de sandálias de plástico e couro, bebidas, refrigerantes, alumínio, alimentos, confecções, móveis, jóias e laticínio, entre outras. O artesanato COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Juazeiro do Norte é uma das maiores cidades do Nordeste. Foi a primeira cidade do interior cearense a ter um shopping center (Cariri Shopping), uma rádio FM (Rádio Transcariri) e também uma estação de televisão (TV Verde Vale Canal 13). O parque industrial é representado por indústrias de sandálias de plástico e couro, bebidas, refrigerantes, alumínio, alimentos, confecções, móveis, jóias e laticínio, entre outras. O artesanato é um dos mais ricos e variados do Brasil.

 

 

 

EDUCAÇÃO E CULTURA: Juazeiro é um grande polo de ensino superior com mais de 40 cursos universitários em funcionamento. Possui três grandes centros culturais onde são desenvolvidas atividades de teatro, cinema, dança e folclore.


TURISMO: A cidade possui muitos atrativos turísticos, sendo, por isso, visitada por romeiros e turistas do Brasil e do Exterior, numa média anual superior a um milhão de visitantes. A rede hoteleira conta com hotéis confortáveis, afora dezenas de ranchos para hospedagem de romeiros.



DATAS COMEMORATIVAS:

 

 

2 de fevereiro: Festa de Nossa Senhora das Candeias (romaria)

24 de março: Aniversário de Padre Cícero

22 de julho: Aniversário do Município

15 de setembro: Festa da Padroeira (romaria)

1º de novembro: Dia do Romeiro

2 de novembro: Romaria do Padre Cícero

(No mês de junho acontece o Juaforró)



 

Daniel Walker
Jornalista e Historiador

(Fonte: site da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte)

 

Calendário

Dezembro 2017
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

CREDE 19 - Juazeiro do Norte - Rua Rui Barbosa, s/n - Santa Teresa, Juazeiro do Norte/Ce - Fone: (88) 3102.1115

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados