Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

EEFM Figueiredo Correia

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

 

 

NÚCLEO GESTOR

 

Diretor Administrativo: Carlos Alberto Soares Vidal



Coordenadora Escolar: Vanya Maria Soares Cabral



Coordenador Escolar: Francisco de Assis Almeida Dantas



Secretária: Rita Maria da Silva




Endereço: Praça da Conceição, 05

 


Fone/Fax: 3102-1120/3512-9516 (Orelhão)

 


Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

HISTÓRICO: 

 

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FIGUEIREDO CORREIA foi criada pelo Decreto Lei Nº 11493 de 17 de outubro de 1975, sendo publicado no Diário Oficial do Estado aos 30 de outubro do mesmo ano. Todas as modalidades trabalhadas como Ensino Fundamental e Médio, estão reconhecidos pelo Conselho de Educação do Ceará até 31 de Dezembro de 2010, amparada pela RES/432/2010.

A criação desta Escola, deve-se a partir da doação de um terreno pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte ao Governo do Estado, em novembro de 1965, na Gestão do Prefeito Antônio Conserva Feitosa, com intuito de construir um Grupo Escolar, na época com apenas 08 salas de aula, para atender a crescente demanda do Bairro, então “Cidade Perdida”, por sinal muito carente e abandonado pelo poder público.

A construção deu-se no governo do Coronel Virgilio Távora e sua denominação foi em Homenagem ao então Vice - Governador do estado o Sr. Joaquim José de Figueiredo Correia.

A Escola possui uma área total de 1.800m2 sendo 1.440,62m2 construída .  De Grupo Escolar com apenas 08 salas, passou  a Escola de 1º Grau onde evoluiu para Escola de Ensino Fundamental e Médio, com funcionamento nos turnos: manhã, tarde e noite, existindo hoje 12 salas de aula,  secretaria, diretoria, sala de professores, coordenação pedagógica, de gestão e financeira, um centro de multimeios, sala de vídeo, cantina, depósito de merenda escolar, almoxarifado, despensa e uma quadra esportiva coberta, laboratórios de ciências e informática, sendo o primeiro devidamente equipado e o segundo com 28 computadores, todos modernos em perfeito e constante funcionamento dentro dos padrões educacionais. 

A clientela da Escola é oriunda do próprio bairro e dos bairros circunvizinhos como: São Miguel, Franciscanos, Parque São Geraldo, Juvêncio Santana, Vila Fátima, Aeroporto, Casas Populares e ainda alunos provenientes da Zona Rural: Sitio Gavião, Gaviãozinho, Pedrinhas, Popôs, Sitio Queimadas, São Geraldo, entre outros, sendo que hoje totalizamos uma clientela de aproximadamente 1.160 alunos nos três turnos.

A escola funciona atualmente com uma equipe de 21 professores efetivos e 13 temporários, todos graduados e atuando em sua área de formação.
Partindo do pressuposto de que toda prática é fundamentada por uma teoria, a escola adotou um referencial teórico para permear o seu Projeto Político Pedagógico e consequentemente o processo ensino-aprendizagem, a abordagem histórico-crítica, baseada na teoria de grandes pensadores da educação. Tal referencial pressupõe a especialidade e a importância da educação e formação do aluno crítico, através de um conteúdo também critico; que conduz o acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade.

Entre os vários segmentos da Escola, existe um Conselho Escolar atuante, que tem como função fiscalizar, deliberar e colaborar na administração, aprovar as contas e definir prioridades. O seu mandato é de dois anos; sua diretoria é escolhida por meio de eleição direta dentro da escola. As reuniões acontecem mensalmente ou a qualquer momento, sempre que for necessário, por convocação da presidência.

 

MISSÃO:

 

Proporcionar condições de igualdade para o acesso e permanência do aluno na escola, oferecendo-lhe um ensino de qualidade e oportunidades para que o mesmo possa desenvolver suas potencialidades e tornando-se cidadão crítico e participativo no âmbito da escola e fora dela.

 

RELAÇÃO DE DIRETORES DE 1975 A 2011:

 

  • Isabel Moura Leal de Almeida
  • Celmar Gonçalves da Silva
  • Maria do Rosário de Fátima Romão Cavalcante
  • Maria Marlene de Macedo
  • Marfísia Pereira de Araújo
  • José Marcondes Macedo Landim
  • Washington Luis Pinheiro Lima
  • Carlos Alberto Soares Vidal

 

MODALIDADES DE ENSINO:

 

MANHÃ: Ensino Fundamental.: 8º, 9º anos - Ensino Médio: 1º, 2º, 3º anos

TARDE:  Ensino Médio: 1º, 2º, 3º anos

NOITE:  Ensino Médio: 1º, 2º, 3º anos


OFERTA DE VAGAS:

Atualmente temos vagas em todas as séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos turnos manhã e tarde. No turno noturno só temos vagas para o 3º ano.


PROJETOS:

  • SEARC – Semana de Arte e Cultura (VII Edição em 2011);
  • PIBID (Matemática e Biologia);
  • Conservação do Patrimônio Público;
  • Mãe Ativa – Educação Física para mães da comunidade;
  • Jornal Impresso e On Line;
  • Oficinas de Informática para os professores;
  • O Idoso é Cidadão – com os alunos do Projeto Diretor de Turma;

 

 

Calendário

Julho 2014
D S T Q Q S S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

CREDE 19 - Juazeiro do Norte - Rua Rui Barbosa, s/n - Santa Teresa, Juazeiro do Norte/Ce - Fone: (88) 3102.1115

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados