Barbalha

 

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO – BARBALHA – CE

Barbalha é um município localizado na Região Metropolitana do Cariri, ao sul do Ceará, com uma área 479,184 km² e uma população de 53.011 habitantes (IBGE 2009).

Apresenta um clima tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.160,1 mm, com chuvas concentradas de janeiro à abril. A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado. Dentro de sua área exite a Floresta Nacional do Araripe.A economia do município de Barbalha tem sua base tradicional no comércio e na agricultura. Alguns empreendimentos industriais têm importância regional, como a ITAPUI S. A. – antiga IBACIP (Indústria Barbalhense de Cimento Portland), concessão da Cimento Nassau, a FARMACE, indústria química e farmacêutica. Há a atividade econômica ligada ao turismo e ao atendimento a pessoas em tratamento de saúde que abrange todo o nordeste. Em grande fase de crescimento econômico que o Cariri se encontra, Barbalha também contribui com aumento do turismo, por sua privilegiada situação ao sopé da floresta nacional do araripe, e investimento em saúde (realizando procedimentos oncológicos, tratamento clínico oncológico, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e terapia de reposição renal.

No setor turístico, Barbalha se destaca devido às suas arquiteturas como os prédios antigos: Engenhos , Casarão Hotel , antiga Cadeia Pública, entre outros ; e os Atrativos Naturais: Estância hidromineral com mais de 30 fontes de águas naturais. Algumas delas formam piscinas naturais e de águas minerais e hipotermais. Floresta Nacional do Araripe: importante ecossistema da flora e fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção. Arajara Park: Parque temático a 920 metros acima do nível do mar, com várias piscinas, toboáguas, gruta, trilha e meios para recreação infantil. Balneário do Caldas: A mais de 700 metros de altitude, é um local de lazer mais popular, com piscinas, cascatas, palhoças e duas fontes naturais de águas térmicas. Chalés de veraneio e o Hotel das Fontes completam a estrutura do Balneário.

O principal evento cultural é Festa do Pau da Bandeira: Anualmente, o mês de junho é destinado a homenagear Santo Antônio, padroeiro da cidade. O fato mais marcante das comemorações é o pau da bandeira, um tradicional rito praticado desde os tempos do Império. O ritual se divide em duas fases. Na primeira, corte do pau, dezenas de devotos se embrenham na chapada do Araripe, onde cortam uma árvore de grande porte. O tronco é deixado no meio da floresta para secar. Alguns dias depois começa a segunda fase, a procissão do pau: os devotos pegam o tronco cortado, carregam-no nos próprios ombros até o centro da cidade e erguem-no diante da igreja matriz de Santo Antônio com uma bandeira do santo. Milhares de pessoas ocupam as ruas de Barbalha para presenciar a procissão.
O Pau da Bandeira mescla o sagrado e o profano, pois além das homenagens ao padroeiro, cuja festa é comemorada no dia 13 de junho, acontecem também forrós e bebedeiras. Tanto que durante toda a procissão uma carroça carregada de cachaça acompanha o cortejo: é a tradicional cachaça do senhor vigário.

 

 

MAPA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RAMAIS – Prefeitura e SME