Caririaçu

 

 

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU – CE

Situada sobre a plataforma da serra, São Pedro do Crato, São Pedro do Cariri, São Pedro e, finalmente, Caririaçu, tem sua provável origem vinda “de Cariri ou Kiriri”, sinônimo de taciturno, calado e assu, sufixo aumentativo, que embora se escreva açu ou assu, indistintamente, a preferência vem sendo pelo primeiro sufixo. Os primeiros habitantes da serra podem ter sido José Joaquim de Santana ou Miguel Cavalcante Campos, conforme depoimento do historiador Irineu Pinheiro. Apresenta o município topografia acidentada. Foi principalmente habitado pelos índios cariris, originários da região do Rio São Francisco que vinham à procura de terras férteis e clima ameno. O nosso solo é um dos melhores para a agricultura especialmente a cultura do milho e da mandioca.
Às festividades religiosas compareceram peregrinos de todas as comunidades adjacentes, numa demonstração eloqüente de religiosidade e fé católica. Objetivando as comemorações do dia do município 18 de agosto de 1974 com vasta programação foi instituída a semana do município, uma das maiores festas da cultura da cidade constando sempre com volumosa presença dos filhos da terra e de visitantes procedentes das mais diferentes localidades da região.

DATA DE CRIAÇÃO – 18/08/1876

ORIGEM TOPÔNIMO: CARIRIAÇU – Palavra indígena composta de Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou Guassú (sufixo aumentativo).

GENTÍLICO: caririaçuense

DISTRITOS: Feitosa, Miguel Xavier, Miragem, Primavera.

ARÉA TOTAL: 623,823 km2

PREFEITO: José Edmilson Leite Barbosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lista de ramais