INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO realiza seleção externa para o cargo de educador

9 de março de 2012 - 03:00

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO realiza SELEÇÃO EXTERNA PARA O CARGO DE EDUCADOR

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 05/2012

FINALIDADE

Selecionar profissionais para o cargo de Educador a ser lotado na Coordenação de Empreendedorismo para a execução das ações do ProJovem Urbano.

 

NATUREZA DA INSTITUIÇÃO

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, instituída com a missão de “viabilizar soluções para o desenvolvimento do trabalho e do empreendedorismo visando à inclusão social”. Possui em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e o Sistema Nacional de Emprego – SINE, do Ministério do Trabalho e Emprego, uma rede de Unidades de Atendimento Integrado ao Trabalhador, Balcões de Atendimento e Postos Conveniados com as Prefeituras Municipais no Estado do Ceará. Executa as políticas públicas de geração de trabalho e renda – intermediação de profissionais para o mercado de trabalho, seguro-desemprego, capacitação profissional e estudos e pesquisas na área do trabalho e desenvolvimento social.

CARGO: Educador

LOTAÇÃO: Coordenação de Empreendedorismo

CARGA HORÁRIA: 30 horas semanais, distribuídas na semana de 2ª a 6ª feira no horário noturno (18:00 às 22:00h); aos sábados quinzenalmente no horário diurno para planejamento.

QUANTIDADE DE VAGAS: 07 vagas por município 

Obs.: 5% das vagas destinam-se a pessoas com deficiências

NÍVEL SALARIAL: N-8 

SALÁRIO BRUTO INICIAL: R$ 1.246,65

NATUREZA DO CONTRATO: Contrato por tempo determinado de 06 meses, podendo ser renovado por mais 12 meses.

BENEFÍCIOS

Assistência médica em regime de co-participação para o titular, seguro de vida coletivo, auxílio-alimentação. 
DESCRIÇÃO DOS INDICADORES

Ministrar aulas; relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos; orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, conceitos de ciências naturais e matemáticos, noções de tempo e espaço, e atividades artísticas e corporais; iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização; orientar o aluno para atividades de convívio social; discutir o conteúdo científico com os alunos; trabalhar conceitos de família e cidadania; propor atividades e trabalhos; trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos; discutir conceitos de religiosidade; monitorar trabalhos em grupo; relacionar os conceitos aos temas transversais.

Preparar aulas; revisar conteúdos; definir metodologias de ensino; criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos; determinar objetivos de aula; selecionar material didático; pesquisar, analisar e criar material didático e pedagógico; criar atividade paralela de reforço; listar fontes de pesquisa para o aluno; explorar conteúdos de acordo com a maturidade e diversidade da turma.

Efetuar registros burocráticos pedagógicos; preencher fichas descritivas; registrar conteúdos e atividades ministradas; anotar ocorrências anômalas; redigir relatórios sobre alunos com problemas e demais assuntos didático-pedagógico; registrar freqüência dos alunos; registrar aulas previstas e dadas; registrar os resultados do processo de ensino/aprendizagem; registrar conceitos e notas; relatar evasão.

Participar na elaboração do projeto pedagógico; sugerir objetivos gerais e específicos; opinar sobre propostas pedagógicas; sugerir metodologias de ensino; definir estratégicas de ensino; definir temas transversais e interdisciplinares; caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos.

Planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais; ajustar planejamento à classe; ajustar projeto pedagógico ao tipo de aluno; estabelecer conteúdos mínimos por série; planejar as atividades periódicas da área; estabelecer cronograma de atividades; estabelecer estratégicas de recuperação do aluno.

Avaliar os alunos; acompanhar trabalho diário do aluno; levantar e acompanhar as etapas do desenvolvimento do perfil cognitivo e social dos alunos; fixar objetivos de avaliação; corrigir trabalhos dos alunos; avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos; atribuir conceitos, notas ao desenvolvimento do aluno; acompanhar reuniões de conselho de classe e série; aplicar instrumentais de avaliação dos alunos; definir critérios de avaliação; estabelecer critérios de avaliação; acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo motor dos alunos.

Atuar em reuniões administrativas e pedagógicas; programar pautas das reuniões; atuar em reuniões periódicas de planejamento; participar de reuniões e assembléias.

Organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas; organizar visitas a espaços culturais; instruir os alunos para participar dos eventos; traçar os objetivos dos eventos; preparar roteiros de observação para os alunos; formar grupos para atuação nos eventos; organizar palestras; preparar o cronograma dos eventos.

Interagir com a comunidade escolar; contatar instituições para viabilização de atividades; apresentar relatórios às autoridades competentes; divulgar os eventos da escola e a produção da escola na comunidade; trocar experiências com os pares e especialistas.

Fazer visitas domiciliares periódicas aos alunos como forma de incentivo e prevenção da evasão escolar.

  REQUISITOS INDISPENSÁVEIS

Disponibilidade para residir nos municípios onde funcionarão as turmas do ProJovem Urbano, conforme quadro demonstrativo do quantitativo de vagas por município e área de conhecimento.

Disponibilidade para participar da Formação Inicial, com carga horária de 160 horas, correspondente a 02 semanas, em Fortaleza.

Obs.: O IDT fornecerá a alimentação e a hospedagem do(a) candidato(a) durante o período da Formação Inicial e um auxílio financeiro a ser definido. O auxílio estará vinculado à assiduidade e participação do candidato na Formação.

Disponibilidade para participar de Formação Continuada em Fortaleza, a cada três meses, com carga horária mínima de 20 horas.

 

  COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

Além da capacidade técnica e profissional inerente a sua especialidade e função, o candidato deverá possuir habilidades para: comunicação, foco no cliente e nos resultados, e orientadas para as rotinas administrativas.