A 19ª Crede promove oficinas de produção de mudas e de árvores nativas e frutíferas

23 de março de 2012 - 03:00

 

A 19ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação – Crede (Juazeiro do Norte), em parceria com a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto (Juazeiro do Norte), promoveu nos dias 20 e 21 de março de 2012, oficinas de produção de mudas de árvores nativas e frutíferas, destinadas aos alunos das escolas públicas estaduais da 19ª Crede.
Esta ação fez parte das atividades alusivas à Semana Mundial da Árvore e da Água, tendo como objetivo estimular o plantio e o cuidado com árvores, além de despertar nos jovens a satisfação de plantar uma árvore e a necessidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos.
As oficinas adotaram como metodologia o desenvolvimento de aulas teóricas e práticas. O primeiro momento aconteceu no auditório da Escola Ambiental, com palestra do Gerente do Parque Ecológico, Aldeir Lima. Nesta etapa, os alunos foram informados sobre a importância das árvores, da preservação do meio ambiente e conservação das florestas e/ou áreas arborizadas, bem como conheceram ainda toda técnica para produção de mudas: desde preparação do solo, plantio de mudas, o transplante e poda. No segundo momento, ocorrido no Viveiro Escola, os alunos tiveram oportunidade de preparar o solo para plantio e plantaram sementes de árvores nativas da região. Conheceram ainda o processo pelos quais as mudas passam no viveiro; puderam debater sobre a funcionalidade dos viveiros e, ao final, ganharam mudas que levaram para casa e escola, na intenção de ampliar a arborização da cidade.
A equipe que participou da oficina no dia 20 de março, foi contemplada ainda com a palestra ministrada pelos professores Antonio de Pádua Sampaio (Professor de Ciências e Engenheiro Agrônomo)  e Vangivaldo de Carvalho Filho (Engenheiro Civil da SEMASP), com a temática Meio Ambiente, Lixo e Aterro Sanitário.

Confira as fotos.

 

{morfeo 458}