19ª CREDE, Juazeiro do Norte, Ceará, lamenta a perda da Educadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes
17 de dezembro de 2012 - 03:00
19ª CREDE, Juazeiro do Norte, Ceará, lamenta a perda da Educadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes
A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação do Estado do Ceará, 19ª CREDE, localizada no município de Juazeiro do Norte, lamenta a perda da grande Mestra e 1ª Delegada Regional de Educação do Cariri a Senadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes.
Hoje, o Juazeiro do Norte amanheceu de luto! A Educação, perdeu uma grande mestra!
Morreu por volta das duas horas da madrugada desta segunda-feira dia 17 de Dezembro 2012, no Hospital Monte Klinikum em Fortaleza, Ceará, a Senadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes, aos 91 anos de idade, vítima de complicações cardíacas. Na noite da última sexta-feira, ela sofreu um infarto em sua residência no centro de Juazeiro do Norte e foi socorrida às pressas para a capital cearense em uma aeronave UTI no Ar.
A Educadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes, nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1921 e era considerada Professora Emérita da Rede Estadual de Ensino, quando teve a oportunidade de Coordenar, por um longo período, a Educação em nível de Cariri na condição de Delegada Regional da Secretaria de Educação do Ceará, 5ª DERE, hoje, 19ª CREDE.
Ela jamais escondeu o amor por Juazeiro do Norte, sua terra natal, e pelo Padre Cícero Romão Batista de quem era devota. Oriunda de uma família política com grande influência no Ceará, sempre teve uma vida discreta.
Maria Alacoque Bezerra de Menezes foi empossada pelo então Presidente do Congresso Nacional, Senador Nélson Carneiro, como primeira mulher nordestina a tomar assento naquela casa. Ela exerceu o mandato entre os dias 18 de outubro de 1989 até 15 de fevereiro de 1990 reforçando sua luta em prol da Educação quando apresentou projetos pela regulamentação do piso salarial para o magistério e defendeu a qualificação da merenda escolar. Em Juazeiro do Norte, ela ganhou homenagens como o nome de uma rua na Vila Santo Antonio e um pólo de ensino na Colina do Horto.
Era considerada a “Madrinha do Juazeiro”, como chamada carinhosamente. O corpo está sendo aguardado em Juazeiro e deve ser velado no Casarão da família na Rua Padre Cícero.
A 19ª CREDE, homenageia a Educadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes com a Bandeira do Brasil hasteada ao meio mastro e, se fará presente ás solenidades póstumas.
{morfeo 569}