AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA EEEP OTILIA CORREIA SARAIVA EM PREPARAÇÃO PARA O ENEM/SPAECE 2014

16 de junho de 2014 - 21:56

 

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA EEEP OTILIA CORREIA SARAIVA EM PREPARAÇÃO PARA O ENEM/SPAECE 2014

 

A EEEP Otilia Correia Saraiva, tem como foco resultados positivos no que concerne a aprendizagem acadêmica e técnica, com vista no resultado das avaliações externas, SPAECE e ENEM, vem desenvolvendo ações junto aos alunos e comunidade desde o início do ano letivo de 2014, para que as metas (sonhos) sejam alcançados. Para tanto, compartilhamos todos os eventos da nossa escola até a presente data.

1 – Em 05.02 do corrente ano, a escola reuniu-se com todos os pais dos alunos para falar-lhes da importância das avaliações externas, bem como da preparação dos alunos para o ENEM e SPAECE, onde diariamente todos os professores trabalharam as competências necessárias para o pleno desenvolvimento  acadêmico e técnico. A escola passou a trabalhar um sábado por mês, com os  alunos  de forma diversificada com questões geradoras de conteúdos, bem como a aplicação de simulados.

Fora discutido ainda nessa reunião a importância dos pais incentivarem seus filhos a não faltarem à escola principalmente nesses sábados letivos.

Apresentou-se ainda,  aos pais,  a comissão do ENEM formada por líderes de sala, diretores de turmas, professores e o núcleo gestor.

2 – No primeiro sábado letivo foram trabalhados junto aos alunos, os informativos a respeito do ENEM, Ciências sem fronteiras, SISU, PROUNI, a nota de corte para o ingresso na Universidade, em especial nas universidades da região do Cariri.

3 – Nos sábados letivos seguintes se trabalhou com as competências e habilidades de 2013, do ENEN, para a preparação do ENEM, direcionado ao 3º Ano.

Trabalhou-se ainda a divisão dos 1ºs anos, de acordo com o diagnóstico das  avaliações internas direcionando o conteúdo para a efetiva aprendizagem  bem como para o ENEM e SPAECE, perdurando por todo o semestre com quatro turmas direcionadas de acordo com os descritores estudados e trabalhados.

Aplicou-se também no último  sábado letivo,  o Simulado do Enem com todos os alunos da escola, obedecendo rigorosamente aos critério utilizados pelo ENEM, em dois dias.

Os sábados letivos aconteceram da seguinte forma: A comissão do ENEM sempre se reuniu e em conjunto traçou as metas de cada sábado e os objetivos a serem alcançados. Dentre eles se teve: divisão de estudos por áreas distintas, com todos os profissionais da escola apresentando o passo a  passo das avaliações externas, internas, competências e habilidades exigidas pelas mesmas; cada professor elaborou um plano de aula específico com dinâmicas e motivação para que os alunos pudessem compreender melhor as disciplinas e assim  aprender mais; houve o uso de metodologias diferenciadas e uso da tecnologia e ferramentas diferentes  das usadas no dia a dia.

A partir dos resultados do ENEM 2013, houve uma reorganização com as turmas dos terceiros anos, de acordo com as áreas de conhecimento e de maiores dificuldades, onde os professores direcionaram seus trabalhados baseados nas disciplinas que apresentaram rendimentos insatisfatórios para que assim fosse melhorada a competência dos alunos levando-os a uma aprendizagem satisfatória.

A cada sábado, se trabalhou  as áreas que apresentavam  maiores dificuldades e também as demais áreas e suas disciplinas  não deixando nunca de se trabalhar todas as disciplinas para que assim não ficasse nenhuma disciplinas/área sem ser trabalhada.

Com relação aos primeiros anos, a priori se aplicou uma avaliação diagnóstica, ou seja, de entrada para que fosse possível traçar o perfil e o grau de aprendizagem de cada aluno. Feita  esta etapa procedeu-se à divisão das salas por descritores, onde se redistribuiu as salas em quatro turmas trabalhando em cada sala os descritores do SPAECE de acordo com a “desafazagem” apresentada pelo aluno, fazendo assim um nivelamento na aprendizagem e nos conteúdos.  Com isso possibilitou-se um aprendizado igualitário a todos os primeiros anos e, consequentemente, preparação para as demais avaliações, sejam estas internas ou externas.

O Simulado do ENEM, foi trabalhado tendo como base a elaboração de questões nos padrões ENEM, devidamente corrigidos e acompanhados, bem como a quantidade de questões aplicadas pelo exame, o tempo destinado a cada prova em dois dias, tudo conforme ocorre nos dias de aplicação da avaliação nacional do ENEM, levando os alunos a começarem a se preparar para o tempo exigido para a resolução das questões.

O resultado do Primeiro Simulado do ENEM fora repassado aos alunos onde se apresentou a nota de corte que fora estipulada pela escola para esta primeira etapa do simulado, pois a cada simulado esta nota irá ser aumentada de acordo com o exigido.

Estamos otimistas para com os resultados do ENEM 2014, pois confiantes nas estratégias didático-pedagógicas dentro do processo de ensino-aprendizagem da EEEP Otília Correia Saraiva.

 

Confira algumas fotos AQUI