AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA EEEP OTILIA CORREIA SARAIVA EM PREPARAÇÃO PARA O ENEM/SPAECE 2014
16 de junho de 2014 - 21:56
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA EEEP OTILIA CORREIA SARAIVA EM PREPARAÇÃO PARA O ENEM/SPAECE 2014
A EEEP Otilia Correia Saraiva, tem como foco resultados positivos no que concerne a aprendizagem acadêmica e técnica, com vista no resultado das avaliações externas, SPAECE e ENEM, vem desenvolvendo ações junto aos alunos e comunidade desde o início do ano letivo de 2014, para que as metas (sonhos) sejam alcançados. Para tanto, compartilhamos todos os eventos da nossa escola até a presente data.
1 – Em 05.02 do corrente ano, a escola reuniu-se com todos os pais dos alunos para falar-lhes da importância das avaliações externas, bem como da preparação dos alunos para o ENEM e SPAECE, onde diariamente todos os professores trabalharam as competências necessárias para o pleno desenvolvimento acadêmico e técnico. A escola passou a trabalhar um sábado por mês, com os alunos de forma diversificada com questões geradoras de conteúdos, bem como a aplicação de simulados.
Fora discutido ainda nessa reunião a importância dos pais incentivarem seus filhos a não faltarem à escola principalmente nesses sábados letivos.
Apresentou-se ainda, aos pais, a comissão do ENEM formada por líderes de sala, diretores de turmas, professores e o núcleo gestor.
2 – No primeiro sábado letivo foram trabalhados junto aos alunos, os informativos a respeito do ENEM, Ciências sem fronteiras, SISU, PROUNI, a nota de corte para o ingresso na Universidade, em especial nas universidades da região do Cariri.
3 – Nos sábados letivos seguintes se trabalhou com as competências e habilidades de 2013, do ENEN, para a preparação do ENEM, direcionado ao 3º Ano.
Trabalhou-se ainda a divisão dos 1ºs anos, de acordo com o diagnóstico das avaliações internas direcionando o conteúdo para a efetiva aprendizagem bem como para o ENEM e SPAECE, perdurando por todo o semestre com quatro turmas direcionadas de acordo com os descritores estudados e trabalhados.
Aplicou-se também no último sábado letivo, o Simulado do Enem com todos os alunos da escola, obedecendo rigorosamente aos critério utilizados pelo ENEM, em dois dias.
Os sábados letivos aconteceram da seguinte forma: A comissão do ENEM sempre se reuniu e em conjunto traçou as metas de cada sábado e os objetivos a serem alcançados. Dentre eles se teve: divisão de estudos por áreas distintas, com todos os profissionais da escola apresentando o passo a passo das avaliações externas, internas, competências e habilidades exigidas pelas mesmas; cada professor elaborou um plano de aula específico com dinâmicas e motivação para que os alunos pudessem compreender melhor as disciplinas e assim aprender mais; houve o uso de metodologias diferenciadas e uso da tecnologia e ferramentas diferentes das usadas no dia a dia.
A partir dos resultados do ENEM 2013, houve uma reorganização com as turmas dos terceiros anos, de acordo com as áreas de conhecimento e de maiores dificuldades, onde os professores direcionaram seus trabalhados baseados nas disciplinas que apresentaram rendimentos insatisfatórios para que assim fosse melhorada a competência dos alunos levando-os a uma aprendizagem satisfatória.
A cada sábado, se trabalhou as áreas que apresentavam maiores dificuldades e também as demais áreas e suas disciplinas não deixando nunca de se trabalhar todas as disciplinas para que assim não ficasse nenhuma disciplinas/área sem ser trabalhada.
Com relação aos primeiros anos, a priori se aplicou uma avaliação diagnóstica, ou seja, de entrada para que fosse possível traçar o perfil e o grau de aprendizagem de cada aluno. Feita esta etapa procedeu-se à divisão das salas por descritores, onde se redistribuiu as salas em quatro turmas trabalhando em cada sala os descritores do SPAECE de acordo com a “desafazagem” apresentada pelo aluno, fazendo assim um nivelamento na aprendizagem e nos conteúdos. Com isso possibilitou-se um aprendizado igualitário a todos os primeiros anos e, consequentemente, preparação para as demais avaliações, sejam estas internas ou externas.
O Simulado do ENEM, foi trabalhado tendo como base a elaboração de questões nos padrões ENEM, devidamente corrigidos e acompanhados, bem como a quantidade de questões aplicadas pelo exame, o tempo destinado a cada prova em dois dias, tudo conforme ocorre nos dias de aplicação da avaliação nacional do ENEM, levando os alunos a começarem a se preparar para o tempo exigido para a resolução das questões.
O resultado do Primeiro Simulado do ENEM fora repassado aos alunos onde se apresentou a nota de corte que fora estipulada pela escola para esta primeira etapa do simulado, pois a cada simulado esta nota irá ser aumentada de acordo com o exigido.
Estamos otimistas para com os resultados do ENEM 2014, pois confiantes nas estratégias didático-pedagógicas dentro do processo de ensino-aprendizagem da EEEP Otília Correia Saraiva.
Confira algumas fotos AQUI