CURSO GESTÃO DE SALA DE AULA-PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS
5 de abril de 2016 - 12:26
No dia primeiro de Abril do ano de 2016, realizou-se no Auditório da 19ª CREDE a 2ª Fase do Curso Gestão de Sala de Aula – Práticas e Estratégias Formativas, ministrado pelos formadores da Fundação Lemann, Maria Rita Penteado e Alex Moreira Roberto para os Coordenadores Escolares certificados no ano de 2015 das CREDE’s 16, 17, 18, 19 e 20. Essa formação tem como objetivo desenvolver competências para que o coordenador escolar torne-se sujeito formador, articulador, mobilizador e transformador da comunidade escolar, por meio de estratégias que possibilitem a escola se firmar como espaço contínuo de formação.
O curso abordará os seguintes temas:
• Os papeis do coordenador escolar; escola enquanto locus de formação; o professor como sujeito da formação; mapeamento das práticas formativas; observação de aula e feedback.
• Formação de professores – processo andragógico; Mediação de grupos em formação; Elaboração de pauta formativa (estrutura, instrumentos e dinâmicas); construção do registro reflexivo-crítico.
• O uso das TICs no processo de formação; Dimensões formativas; Pauta Formativa – Homologia de Processos e Dupla conceitualização;
• Observação de Aula – autoconfrontação; Saberes do formador; Necessidades formativas para o seu desenvolvimento profissional.
O curso de formação acontecerá no período de abril a setembro do ano em curso, organizado em três (03) encontros anuais (abril, junho e setembro), com datas a serem validadas com a SEDUC sendo as demais atividades à distância acompanhadas pelos formadores supracitados através da modalidade de ensino EAD (Educação à distância).
Confira algumas Fotos AQUI