9º CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO: ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO PODEM SE INSCREVER ATÉ 19 DE AGOSTO
11 de maio de 2016 - 11:30
Com o tema “Esporte: Educação e Inclusão”, estão abertas, até o próximo dia 19 de agosto, as inscrições para o 9º Concurso de Redação do Senado. A partir das redações, serão selecionados os participantes do Programa Jovem Senador 2016. O regulamento, a ficha de inscrição, a folha de redação definitiva, assim como o folheto de divulgação, entre outras informações que compõem o kit do projeto começaram a ser distribuídas no dia 4 de abril, via Correios. As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, localizada no endereço www.senado.gov.br/jovemsenador.
Conforme a técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Liduina Medeiros, a inscrição é feita pela escola. “Estarão inscritas no programa todas as redações remetidas pelas escolas participantes dentro do prazo estabelecido no regulamento (19 de agosto de 2016) e que tenham sido recebidas pela Secretaria de Educação, definido como primeiro momento”.
De acordo com as orientações, o segundo momento segue até 23 de setembro e ocorrerá na Secretaria da Educação, que formará uma Comissão Julgadora para selecionar três redações de seu estado e irá enviá-las ao Senado Federal. Na sequência, no último momento, até 14 de outubro, a Comissão Julgadora do Senado Federal seleciona a vencedora de cada unidade da Federação e as três redações nacionais.
Para participar, é preciso ter no máximo 19 anos, estar regularmente matriculado em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal no ensino médio e escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, sobre o tema definido esse ano.
Programa Jovem Senador
Criado em 2011, o programa escolhe, anualmente, 27 redações vencedoras, uma de cada unidade da Federação, e seus autores são automaticamente selecionados para vivenciarem como jovens senadores o processo de discussão e elaboração das leis, em Brasília, no mês de novembro. Os professores que orientaram as redações vencedoras também participarão, acompanhando os alunos premiados e com uma programação especial.
Veja AQUI a representante cearense de 2015, Raimunda Vitória Barbosa Carneiro, da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, em Itapajé, com o texto “Da plateia ao protagonismo.
Contatos sobre Programa Jovem Senador 2016:
Alô Senado – Central de Relacionamento com o cidadão do Senado Federal, pelo telefone 0800 612211. Os interessados poderão ligar gratuitamente de qualquer ponto do país, das 8h às 19h, de segunda à sexta.
https://www12.senado.leg.br/jovemsenador
10.05.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc com informações da Agência Senado
imprensa@seduc.ce.gov.br