LIVRO DEBATE POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO NO CEARÁ
14 de outubro de 2016 - 12:52
O Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece) lançou, na última terça-feira (11/10), o livro “Políticas de ensino médio no Ceará: escola, juventude e território”. A obra, cuja organização é das professoras Sofia Lerche Vieira e Eloísa Maia Vidal, é fruto de um amplo estudo, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), com objetivo de descrever e analisar os principais traços que caracterizam as políticas para o ensino médio que vêm sendo implementados em estados brasileiros, bem como apreender as reações ou respostas que as escolas e seus agentes dão a essas políticas. O livro também está disponível em PDF. (clique aqui)
Resultado da pesquisa desenvolvida em seis escolas da rede pública estadual, em Fortaleza, Canindé e Paraipaba, o livro ressalta o esforço na busca de uma educação de qualidade para jovens do ensino médio, além de revelar os desafios a serem superados. “Em meio a um contexto marcado por desafios diversos, é alentador verificar que o Governo do Estado e escolas têm empreendido no sentido de promover o direito à educação dos jovens, em particular os habitantes de territórios marcados pela vulnerabilidade social e econômica”, destaca a obra.
O livro foi lançado em Seminário sobre o mesmo tema, o qual contou com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar, do reitor da Uece, Jackson Sampaio, do Coordenador de Pesquisas do Cenpec, Antônio Augusto Gomes Batista, além de outras autoridades. O evento reuniu participantes entrevistados durante o processo da pesquisa, como o ex-secretário da Educação, Maurício Maia, técnicos da Seduc, e diretores de escolas, professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece.
13.10.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br