Estudantes de Ensino Médio expõem ideias e conceitos sobre a escola em evento em Fortaleza

28 de outubro de 2016 - 11:01

 

O encontro Diálogo sobre Gestão, promovido pela Secretaria de Educação e Instituto Unibanco, será realizado até hoje (28/10), em Fortaleza, e reunirá, ao todo, 700 estudantes; secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, destacou que o material produzido pelos jovens será usado na estratégia de gestão das escolas da rede pública

Cerca de 500 jovens da rede pública do Ensino Médio do Ceará participaram nestas quarta e quinta-feira (26 e 27/10) do evento Diálogo sobre Gestão, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Ceará e o Instituto Unibanco, com o intuito de incentivar a participação juvenil na gestão das escolas. O evento termina nesta sexta (28), reunindo mais uma turma de 200 estudantes, identificados como lideranças estudantis em suas escolas. Ao todo, 700 alunos da rede pública participarão dos três dias de evento.  

O Secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, participou dos dois primeiros dias do evento e destacou, nesta quinta-feira, que o material produzido pelos estudantes será usado para definir ações de gestão nas escolas do estado. “O que vai ser produzido aqui vai pautar nossas estratégias e ações de gestão. Técnicos da Seduc estão acompanhando o evento. Vou passar essa mensagem na reunião do comitê executivo que temos na secretaria”, disse Alencar. “É interessante o trabalho do Instituto Unibanco de trazer a linguagem do jovem para os jovens. É uma metodologia de êxito, que abre um espaço de liberdade a eles. Aquele modo tradicional de ouvir o jovem não contribui muito”, completou ele, que participou durante 20 minutos de uma sabatina com os alunos.

O secretário se referiu à metodologia usada no Diálogo sobre Gestão para que o jovem consiga refletir sobre sua escola e a corresponsabilização na sua gestão. A programação, com duração de oito horas diárias, é dividida em três partes: apresentação do que é gestão escolar; reflexão sobre o papel do estudante na gestão, os problemas e dificuldades na escola e como podem participar na dinâmica do universo escolar; e, por último, participação em atividades onde podem expor suas ideias e conceitos. Os estudantes escolhem participar de sete modalidades de arte e escrita: cordel, fanzine, rap, carta, cartaz, produção de rádio e vídeo. Ao final, os alunos apresentam seus trabalhos, com muita criatividade e apontamentos significativos para a escola e para as políticas públicas de ensino.

“Em geral, infantilizam um pouco a participação do estudante. A ideia é se abrir para o que eles têm a dizer. Queremos entender o que os estudantes entendem de gestão. E saem os resultados mais diversos”, disse Natália Aisengart, responsável pela Agenda de Juventude do Instituto Unibanco. “Eles trouxeram questões de preconceito, de gênero, de promoção da equidade, de infraestrutura. Vieram aquecidos para o debate e surgiram coisas surpreendentes. A ideia é que os estudantes compartilhem soluções que vivenciam em suas escolas e que isso gere resultados e se multiplique”.

Monalisa Lacerda Silva Basto, gestora local do projeto Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco desenvolvido em parceria com a Seduc, destacou a importância da participação dos educadores no evento. “Alguns educadores acompanharam as atividades e enxergaram desafios e potências da participação juvenil dentro das escolas. Viram que os jovens podem ser e são parceiros da gestão”, disse ela.

“O saldo positivo é que vozes diferentes dos estudantes trouxeram esperança. Eu me arrepiei com o que eles produziram. Mostraram ter orgulho da própria identidade e falaram de raça, de gênero e de ideias em prol da melhoria da gestão e do diálogo. Esse fio não pode se romper. Tem que traçar estratégias que fortaleçam essa comunicação e essa interação”, afirmou Marcelino Ferreira Brandão, coordenador de Protagonismo Estudantil da Seduc do Ceará.

Todo o material produzido no evento será compilado em pendrive e distribuído aos estudantes para que apresentem e repliquem as atividades em suas escolas.

Informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Unibanco

 

 

 

28.10.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br