Ceará Científico: etapa Estadual reúne as melhores produções de cada região

15 de dezembro de 2016 - 15:44

Com o propósito de incentivar a produção científica e artístico-cultural no ambiente escolar, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promove o Projeto Ceará Científico. A ação reúne ideias inovadoras de estudantes de todo o Estado, em diversas áreas do conhecimento, contemplando múltiplas formas de expressão. Após passar pelas etapas Escolar e Regional, a mostra chega à fase Estadual, em que serão apresentados os trabalhos melhor avaliados de cada região cearense. O evento terá início nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 20h, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO).

No dia seguinte, a partir das 10 horas, os projetos dos estudantes ficarão disponíveis para visitação pública nos estandes e nas salas. A iniciativa mobilizará, ao todo, 700 participantes, entre estudantes, professores, representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e de Secretarias Municipais de Educação (SME).

O Ceará Científico é resultado da fusão de dois eventos: a Feira Estadual de Ciências, que está na 10ª edição, e a Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual, que chega ao sexto ano. Com a união das ações, passa a ter as seguintes categorias: Linguagens; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Matemática e suas aplicações; Robótica Educacional; Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental; Educação Ambiental Científica; e Educação Ambiental Artístico-cultural.

A iniciativa conta com a parceria da Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC); do Centro de Educação a Distância (CED) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece).

Programação

Além das apresentações de projetos científicos e culturais, o evento terá o espaço “Arena Games”, com competições de jogos eletrônicos e de tabuleiro. Haverá, também, um observatório portátil de astronomia para contemplação do céu.

Ainda na sexta-feira, a partir das 16 horas, será a vez dos trabalhos na categoria Educação Ambiental Artístico-Cultural, no palco montado no CFO.

No sábado, as atividades têm início às 9 horas, com a continuidade da exposição dos trabalhos. Às 19h, haverá cerimônia de premiação, em que serão condecorados os três primeiros colocados em cada categoria. Os vencedores ganharão troféus, medalhas e credenciais para participar de eventos científicos e culturais no Brasil e no exterior.

Direcionamento

A política de Educação Científica da Seduc é desenvolvida com base em um conjunto de orientações legais. A cada ano, cerca de 500 professores e 1.000 estudantes recebem financiamento para participar de eventos regionais, nacionais e internacionais. As condições para receber recursos são regulamentadas pela Lei nº 15.434/2013 e pelo Decreto nº 31.425/2014.

Além desse trabalho, a Seduc desenvolve e apoia diversas ações em educação científica, o que propicia a participação de alunos e professores em projetos e pesquisas no dia a dia da escola e em eventos como feiras, mostras e olimpíadas.

Nos últimos anos, é possível verificar que os estudantes da rede estadual participam e conseguem destaque nos maiores eventos nacionais e internacionais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), a  Intel-ISEF e a Genius International High School Project Competitions, nos Estados Unidos.

15.12.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br