EEMTI ALMIRO DA CRUZ TRABALHA PROTAGONISMO JUVENIL ATRAVÉS DOS CLUBES
30 de junho de 2022 - 08:58
Texto: Geneuza Muniz
Um dos projetos em desenvolvimento na escola atualmente é o Parte de Mim. Desenvolvido dentro de um clube estudantil, o “Parte de Mim” visa debater temas como autoconhecimento, aceitação, valorização e amor próprio, através de dinâmicas, meditações e contações de histórias. Cerca de 80 alunos participam dos encontros, cujo objetivo é combater a timidez, ansiedade e depressão e proporcionar melhorias na desenvoltura dos alunos.
Os encontros são realizados ao ar livre, no anfiteatro da escola, todas às quintas-feiras (manhã e tarde) e é desenvolvido de forma voluntária pela ex-aluna da escola Pietra Valentina de Souza e Vitória Valéria Santana. Segundo a mediadora, “a proposta do projeto é desenvolver a evolução pessoal dos alunos, baseado na metamorfose da borboleta, onde os alunos entram como lagartinhas e saem como borboletas”. A história de como a lagarta se transforma em borboleta é usada como uma metáfora do processo de transformação e do que pode nos levar a descobrir e experienciar.
De acordo com Pietra um dos aspectos da metodologia do clube diz respeito a um “código de segredo”, onde os participantes não podem compartilhar nada que for dito durante os diálogos pessoais. E ela acrescenta, “a metodologia utilizada gera mais confiança e segurança para os alunos que desejam desabafar”. A mentora também esclarece que realizou cursos sobre inteligência emocional, autoconfiança e aceitação e amor próprio.
Segundo ela, existe uma concorrência enorme para participar do clube. Ela também pensa em expandir o projeto além da escola, para que outras pessoas possam ter a oportunidade de participar. A aluna Larrara Sofia do primeiro ano relata como tem sido a experiência de participar do projeto: “o Parte de Mim, foi me tornando uma pessoa melhor, me fez pensar mais positivo, controlar minhas emoções, o Parte de Mim me fez ver que eu era capaz de conseguir várias coisas”, pontua.
Clube estudantil
É uma organização de alunos destinada à prática do protagonismo estudantil cujos encontros acontecem em tempos eletivos nas Escolas de Tempo Integral (ETIs) e visa o aprofundamento do estudo sobre temas específicos que podem ser: (Clube Literário; Clube de Aprendizagem Cooperativa; Clube do Conto; Clube da História etc).
As ações dos Clubes visam à interação entre os estudantes por meio de atividades concebidas a partir de interesses comuns e devem ser planejadas e executadas por seus membros, valorizando e estimulando aspectos autônomos e democráticos na perspectiva do desenvolvimento educacional.