EEM Governador Adauto Bezerra – Juazeiro do Norte – é destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE

26 de março de 2024 - 16:01

No período de 18 a 22 de março, a equipe da EEM Governador Adauto Bezerra – Juazeiro do Norte – composta pela professora orientadora: Luiza Maria Valdevino Brito, Co-orientadora Ana Cristina Gomes Diogo de Melo e o aluno Gustavo dos Santos Vieira participaram da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), na Universidade de São Paulo (USP) representando a escola, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CREDE 19, o Ceará e o Nordeste. Durante esses dias a equipe concorreu com diversos projetos brasileiros e conquistou 3 premiações:
Projeto: Estudo Fitoquímico e Toxicológico da Chaya (Cnidoscolus Aconitifolius), habilitando o seu potencial nutricional, no combate a insegurança alimentar.

– 3° lugar geral na Febrace na categoria Ciências Sociais Aplicadas
– Prêmio Destaque Fórum CCNTs
– National Youth Science Camp (NYSCamp)

Vale destacar que o Projeto será o único do Brasil a participar do The National Youth Science Camp (NYSCamp) entre os dias 29/06 a 20/07 na Virgínia – nos Estados Unidos da América. O estudante Gustavo dos Santos Vieira participará com estudantes de outras nacionalidades, quais sejam; Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Panamá, México e Trinidad & Tobago, além, de estudantes de 50 Estados dos EUA

Os objetivos da FEBRACE são:

→ Estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.
→ Engajar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
→ Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, através do contato entre os estudantes e professores com a comunidade universitária. Criar uma oportunidade para jovens estudantes brasileiros de entrar em contato com diferentes culturas e com cientistas reconhecidos.

Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.
Todos os anos a FEBRACE mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Dessa forma, a CREDE 19 parabeniza e agradece todo o empenho e dedicação da professora Luiza Maria Valdevino Brito, da Co-orientadora Ana Cristina Gomes Diogo de Melo e do aluno Gustavo dos Santos Vieira. Salienta-se a parceria bastante frutífera entre escola e Universidade através dos professores: Dr. Luis Marivando Barros e Dra. Antonia Eliene Duarte (Universidade Regional do Cariri – URCA. Convém ressaltar o apoio da Secretaria da Educação – SEDUC com o financiamento dos projetos, possibilitando assim a participação dos mesmos no evento, bem como o esforço para que se difunda uma educação científica trazendo por corolário excelentes resultados no processo de ensino-aprendizagem dos discentes.

Texto: José Sérgio/CEDEA