EEFM Miguel Saraiva Pinheiro
9 de novembro de 2009 - 03:00
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
NÚCLEO GESTOR
Diretor Administrativo: Djane Souza Silva
Coordenadora Escolar: Téogenes
Secretária: Tereza Germana de Lima
Endereço: Rua Henrique de Macêdo, S/N
Fone/Fax: 3519-1084/ 3519-1090/Orelhão: 3519-1151
E-mail: miguelsaraiva@escola.ce.gov.br
HISTÓRICO
Embora a escola tenha começado a funcionar em 1953, entendemos necessário retroagir um pouco mais no tempo e retomarmos ao lançamento da sua pedra fundamental quando ainda era Vila Granjeiro, com jurisdição pertencente a Caririaçu, e em 1951, o então vereador Miguel Saraiva Pinheiro, fez a doação do terreno. Juntamente com o prefeito da época Carlos José de Andrade (seu Carrinho), conseguira com o Governador do Ceará – Raul Barbosa, uma verba para a construção da escola, cujo primeiro nome em homenagem ao benemérito bem feitor, denominada, Escola Rui Barbosa.
No ano de 1975 foi publicado o decreto para a mudança de nome da escola, época em que o Estado tinha como Governador o Coronel Adauto Bezerra, e no uso de suas atribuições, decreta no ARTIGO 1º que a Escola de Ensino Fundamental e Médio Profº. Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, Ensino Básico, sediada em Granjeiro na Rua Henrique de Macedo, s/n, CEP 63230-00, criada a nível de 1º grau (ensino fundamental), pelo Decreto nº 11.493, de 17 de outubro de 1975, D.º de 30/10/1975, com nome de Escola de 1º Grau de Granjeiro, sendo modificada a sua denominação para Escola de 1º Grau Profº Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, pelo decreto nº 15.994 e, D. O. de 20/06/1983, funcionando atualmente com o C.G.C nº 00.319.601/00011-96, sendo um estabelecimento pertencente à Rede Estadual de Ensino, mantido pelo Governo do Estado do Ceará, subordinada técnica e administrativamente pelos órgãos competente da Secretaria de Educação Básica – SEDUC.
Devido ao crescimento do município e uma visão de comunidade, juntamente com uma nova tecnologia, foi a época em que os órgãos públicos davam prioridade à educação como um direito da cidadania, e desenvolviam Ações Pedagógicas com a participação de todos pela Educação de Qualidade procurando garantir a permanência e o sucesso escolar, houve uma evolução maior na parte interna e externa da educação na escola.
Com o objetivo de criar condições para o aluno desenvolver o pensamento reflexivo e crítico, a cerca dos fenômenos culturais, artísticos, científicos e sociais, a escola vem desempenhando suas funções buscando sempre inovações voltadas para a realidade do educando.
MISSÃO
Desenvolver em toda comunidade escolar, competências e habilidades garantindo sua integração na sociedade com base nos valores necessários para a formação individual e coletiva.
DIRETORES QUE PASSARAM PELA ESCOLA
– Dalveniza Luis Pinheiro e Alda Maria Borges;
– Maria Zaira de Lima Macedo;
– Maria Luzia de Brito e Raimunda Cleonice de Lima;
– Maria Moura Borges Barbosa;
– Cicero de Tarço Dantas e Maria do Socorro Pinto;
– Antônio Augusto de Lima;
– Jorge Luiz Ramos;
– Elias Pereira Dantas e Maria Menezes Ricarte;
– Cicero Felipe Subrinho e Maria Iris Meire.
MODALIDADES DE ENSINO E TURMAS
Ensino Médio Regular
– 3 turmas matutinas;
– 4 turmas vespertinas.
OFERTA DE VAGAS
A escola pode comportar até no máximo 900 alunos nos três turnos: manhã, tarde e noite.
PROJETOS
– * Interclasse na Escola;
– * Inclusão Digital;
– * Projeto Laboratório de Meio Ambiente;
– * Projeto Sexo e Sexualidade;
– * Projeto Recreio On Line;
– * Projeto Livro Digital;
– * Projeto Minha Terra;
– * Projeto da Sala de Multimeios.
– * Projeto Minha Terra